terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resumo do livro "As Crônicas de Nánia: O sobrinho do mago" - Clive Staples Lewis

 AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
-O SOBRINHO DO MAGO-

    Polly e Digory eram duas crianças inglesas que eram vizinhos. Há muito tempo atrás, quando Polly conheceu Digory, a menina descobriu também que o tio do menino era louco!
    Os dois querendo saber mais sobre isso tentaram entrar em sua casa, na sala de pesquisas do tio André, para saber mais sobre isso.
    Quando chegaram lá, viram uma bandeja com muitos anéis amarelos e verdes. Os dois não estavam sozinhos na sala, pois tio André estava lá também, este ofereceu a Polly um anel amarelo e ela o aceitou, logo que o colocou ela sumiu! Digory querendo salvar a amiga, pegou um anel amarelo, que o fazia sumir, e dois verdes, que os faziam voltar. Após colocar o anel este viu-se em um lugar chamado Nárnia.
    Em Nárnia encontrou Polly e viram imediatamente um sino com uma frase muito convincente, e resolveram tocá-lo, após isso descobriram que tinham acordado uma antiga feiticeira do mal.
    Durante a história, a feiticeira percorre nosso mundo e tenta dominá-lo, mas Digory e Polly com a ajuda de Franco, seu cavalo Morango e sua esposa Helena, conseguem impedir a feiticeira de dominar nosso mundo, com isso o desejo da rainha é impedido e ela volta para seu mundo de origem.
    Quando tudo volta ao normal, Aslam, um leão muito fiel e sábio de Nárnia, vendo que em seu mundo não há ninguém, cria todos os animais, mas não qualquer animal, animais falantes e elege Helena e Franco como rei e rainha de Nárnia e entrega a Digory e Polly um fruto que pode curar qualquer pessoa.
    Assim, eles voltam para casa e Digory e Polly resolvem enterrar o fruto e os anéis mágicos no quintal do menino para que ninguém os encontre.
    No final, muito tempo depois, Digory faz um guarda-roupa com a árvore do fruto plantado, e, mesmo que este seja o fim desta história, é o começo de muitas outras.

PERSONAGENS


( Como li há muito tempo este livro, os personagens que me lembro são:)

  • Digory: Menino que descobre e salva Nárnia com a ajuda de seus amigos;
  • Polly: Amiga de Digory que o ajuda em suas aventuras;
  • Tio André: Criador dos anéis mágicos e tio de Digory;
  • Helena: Se torna rainha de Nárnia no decorrer da história;
  • Franco:  Se torna rei de Nárnia no decorrer da história;
  • Aslam: Leão fiel e sábio de Nárnia que cria seu mundo.

16 comentários:

  1. Aprende a escrever o resumo do livro, pq ta muito errado esse final, e o resumo tem que ser mais completo, o final esta totalmente horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Princesa, obrigada por visitar meu blog! Após a sua crítica reli o texto e vejo que a história está correta tanto quanto o final. Quanto ao aprender a escrever, é uma questão de estilo. Eu li a coleção de Nárnia quando tinha 10 anos e escrevi esse resumo com 11. Poderia mudá-lo, mas não vou porque quero fazer um comparação com o que escrevo no decorrer dos anos. Se quer algo mais completo, leia o livro! Volte sempre.

      Excluir
    2. Oi!! Fiz uma resenha sobre O Sobrinho do Mago.
      Passa lá no meu blog http://coresdopordosol.blogspot.com.br/2014/07/resenha-as-cronicas-de-narnia-o.html
      Obrigada. ;)

      Excluir
  2. Parabéns seu resumo me ajudou muito , o final está errado mesmo mais as informações batem com o que eu precisava .. parabéns e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Hey gostei da resenha! Só acho deveria ter diminuído a quantidade de spoilers hsuahsuajisjsi, o final não está errado como os dois comentaristas disseram. Só que o fruto foi para salvar a mãe do Digory e as sementes foram enterradas ;)

    ResponderExcluir
  4. descordo em varias partes do seu texto, eu li o livro, acho que não somente li, mais o estudei, o imaginei.
    pra começar digory e poly não quiseram ir a casa de tio andre, eles entraram na porta errada pois o desejo deles era ir a uma casa abandonada.
    antes de entrarem no mundo eles passaram por um mundo paralelo "um bosque"
    e pra terminar eles não voltaram para o mundo da feiticeira, a feiticeira era de charn, e eles foram para narnia. tem mt mais para corrigir so por esse pequeno resumo, mais acho q seria um pouco deseducado
    COM CERTEZA VOCÊ NÃO LEU O TEXTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Fiz uma resenha sobre O Sobrinho do Mago.
      Passa lá no meu blog http://coresdopordosol.blogspot.com.br/2014/07/resenha-as-cronicas-de-narnia-o.html
      Obrigada. ;)

      Excluir
    2. baaah verdade também descordo desse resumo horrível, também li o livro e tá tudo errado! se vc ñ sabe fazer resumo ou não leu o livro, então NÃO FAÇA RESUMO NENHUM !

      Excluir
    3. calma gente!!! não precisa falar assim

      Excluir
  5. O Sino que a Polly encontra, não está em Nárnia, mas sim em Charn, um antigo mundo.

    ResponderExcluir
  6. qual foi oprimeiro e o segundo mundo visitados porv digori e polly

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. tó vendo isso em 2021 kkkkkk postado em 2012 ksksksk

    ResponderExcluir
  9. nu Zé vou pegar de resumo para apresentar para a prof

    ResponderExcluir