sexta-feira, 18 de abril de 2014

Capitães da Areia de Jorge Amado

Capitães da Areia
Jorge Amado

          Os Capitães da Areia são meninos de rua, a maioria sem pai nem mãe, que sobrivivem a partir do roubo, ou de qualquer modo que conseguirem. Mesmo sendo apenas crianças entre 9 e 17 anos, eles vivem como homens.
         Seu líder se chama Pedro Bala, tem esse nome pois seu pai morreu com uma bala no meio de uma greve dos doqueiros, com aproximadamente 15 anos de idade, nao há um canto da cidade que ele não conheça, é bom na capoiera e não tem medo de enfrentar ninguém. Professor é um de seus melhores amigos, é o mais inteligente do grupo, seus planos não são superados por ninguém, seus desenhos são de cair o queixo. Sem-Pernas é sarcastico e manco, seu ódio é maior que qualquer outro sentimento, sofreu muito nas mãos dos soldados principalmente porque era manco, entretanto, é um dos mais ágeis do grupo. João Grande, mesmo não sendo esperto, é o mais bondoso, sempre protegendo os mais novos. Gato é o mais charmoso no grupo, consegue todas as mulheres com sua beleza. Pirulito sempre religioso, teme e ama a Deus a partir dos ensinamentos do Padre José Pedro.
          Houve um tempo, porém, que uma doença se espalhou pela cidade: a bexiga. De acordo com o livro, Omolu, deus dos pobres, jogou essa praga para os ricos, mas eles tinham vacina. Omolu era o deus dos pobres, vinha das floretas, como poderia saber de vacina? Mas os pobres não tinham vacina.
          Nesse tempo, Dora perdeu seu pai e sua mãe por causa da doença. Orfã, apenas com seu irmão, ela saiu em busca de emprego, mas ninguem queria filha de bexiguento em casa. Então, ela encontra os Capitães da Areia e se junta a eles, trazendo felicidade ao trapiche (sede dos Capitães da Areia).
         Para os mais novos, ela representava uma mãe, que cuidava, incentivava, que era boa. Para outros ela era como uma irmã. Mas para Pedro Bala, ela era noiva! Linda e bondosa com todos, ela trouxe a felicidade quando veio, e a levou junto quando se foi.
          Em uma das missões que os Capitães da Areia faziam para roubar, foram pegos. Pedro Bala foi parar no reformatório (lugar temido por todos os meninos, quem entrava, nunca saia. Era um lugar de sofrimento) e Dora foi para o orfanato.
          Após algum tempo de sofrimento, Pedro Bala consegue sair do reformatório com a ajuda de seus amigos que também conseguem salvar Dora. Mas, infelizmente, a menina ficou doente, e não tinha ninguém para cuidar dela. Essa foi a ultima noite dela. Para Pedro, agora ela não era mais noiva, mas sim esposa.
          No final, cada um segue seu caminho, os Capitães da Areia se separam. Professor vira um tremendo desenhista. Pedro Bala segue os caminhos de seu pai como doqueiro. Sem-Pernas morre em uma perseguição policial. Pirulito vira Padre. E a estrela de Dora, estará sempre lá no céu, brilhante para seu marido.
          
Opinião: Esse livro fala sobre os meninos de rua da Bahia no tempo da ditadura militar aqui no Brasil. É uma história muito bonita sobre a realidade brasileira, é um dos livros nacionais mais importantes. Achei muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário