domingo, 21 de julho de 2013

A esfinge sem segredo Oscar Wilde


A esfinge sem segredo
Oscar Wilde

         Este conto conta sobre um homem que encontra um velho amigo Lorde. O homem vê que o amigo está muito preocupado e vai conversar com ele.
         Descobre que era por causa de uma mulher, então o Lorde conta sua história: Que ele conheceu uma mulher que é conhecida como Lady, e este casal começa a se encontrar e conversar bastante.
         O Lorde diz que a ama mas na verdade ele não ama a mulher e sim os segredos que ela guarda e que ele quer cada vez mais descobrir. Ela quer sempre que ninguém os veja conversando, por isso, eles sempre se encontram na casa dela e ela sempre deixa de lhe contar algo.
         Um belo dia, o Lorde a encontra andando na Green Street e a vê entrando em um pequeno prédio onde se pode alugar apartamentos. Ele não entende muito bem mas vê que ela deixa um dos véus que estava usando cair, ele o pega e guarda no bolso. Nesta mesma noite o casal se encontra e ele a entrega o véu perguntando também o que ela estava fazendo, ela diz que não é obrigada a responder e sem insistir ele pergunta se ela quer ser a esposa dele e a Lady começa a chorar. Sem entender o Lorde sai da casa da moça e vai para sua própria casa
         No dia seguinte ele recebe uma carta da Lady e sem mesmo responder ele a devolve mudando para outro país.
         Tempo depois, ele recebe a notícia que a linda Lady havia morrido por causa de um resfriado. Sem entender nada, ele volta para aquela cidade aonde ela morava e procura a imobiliária, vê uma mulher e pergunta sobre a Lady, a mulher responde que a moça ia lá somente para ficar sentada no sofá e as vezes beber um pouco de chá.
         Voltando aos dois amigos, o homem que narra a história diz ao Lorde que aquela moça era somente uma mulher que gostava de ter mistérios mesmo não tendo nenhum, e o Lorde acredita nisso. O narrador olha novamente a foto e diz:
-Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário