domingo, 21 de julho de 2013

O Gato Malhado E A Andorinha Sinhá
Jorge Amado

    Opinião: Achei muito legal o jeito como Jorge Amado escreve livros, ele é muito bom. Mas este final foi muito triste e inesperado, não gostei disso, além de achar que ele podia ter detalhado mais a relação entre os dois animais e seus sentimentos.
    
         Esta história é aquela que o Vento contou para a irresponsável Manhã que usou como desculpa para o sábio Tempo.
         Em um parque em um bosque qualquer havia um Gato, velho e mau. Com a chegada da Primavera, os pássaros foram para este exato lugar e foi onde o Gato Malhado viu pelo primeira vez a Andorinha Sinhá. No começo, ele não queria admitir que estava apaixonado ( um amor de primeira vista) mas os fatos o levaram a encará-los.
         Ele sabia que Sinhá era especial, pois conseguiu depois de tanto tempo, fazer o Gato rir. Mas como sempre acontece nessas histórias de amor, os pais de Andorinha Sinhá não aprovaram que ela se apaixonasse pelo odiado Gato.
         Chegou o Verão e mesmo sem aprovação Sinhá e Malhado continuavam passeando pelo parque. O solitário queria se casar com a pássara, mas os pais dela foram mais rápidos e a obrigaram a se casar com o Rouxinol.
         O casamento foi muito bonito de acordo com a manhã, mas não para Andorinha e para o Gato que nem foi à festa, na chegada do inverno os pássaros voaram procurando o Verão e o Gato Malhado nunca mais viu seu único amor verdadeiro: Andorinha Sinhá.

Personagens:

Gato Malhado: Um animal muito solitário, triste amargurado e velho, que em seus tempos de jovem vagabundeava pelos telhados das casas, miando e se sentindo vivo (ele sente muito a falta deste tempo) e que hoje em dia é odiado e temido por todos de sua vizinhança. Uma vez, ele se apaixonou, um amor a primeira vista, mas por causa das diferenças, teve que deixá-lo partir.
Andorinha Sinhá: Uma Andorinha jovem animada e feliz, muito atrevida. Que uma vez se apaixonou, mas por obediência a seus pais teve que partir seu coração.

Há mais personagens só que eles não são tão importantes quanto estes dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário