domingo, 21 de julho de 2013

Meu Pé De Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos


Meu Pé De Laranja Lima
José Mauro de Vasconcelos

          O livro mais bonito que já li, e provavelmente o que ainda vou ler, é Meu Pé de Laranja Lima, não tinha como ser melhor!
          Este livro conta a história de um menino muito pobre chamado Zezé. Zezé morava com sua mãe, seu pai, Jandira (Lalá), Glória (Godóia), Antônio (Totoca) e Luiz, seus irmãos.
          Ele era muito inteligente para quem tinha apenas 5 anos, mas tinha fama em sua rua de bagunceiro, quando aparecia uma oportunidade para fazer algo "divertido" com os outros, não dava outra, fazia e muito bem. Porém, isso não deixava ninguém em sua casa feliz, e para lhe ensinar uma lição, batiam nele.
         Sendo muito pobre seu pai não conseguiu mais pagar o aluguel da casa atual, com isso, mudaram-se para uma outra. Lá, foi aonde aconteceu: quando chegaram, Glória saiu correndo e abraçou uma mangueira dizendo que aquela era dela, Totoca fez a mesma coisa com outra árvore deixando Zezé sem nada. Chegando aos fundos da casa encontrou apenas uma pequena árvorezinha, no meio de um matagal. Ele não gostou, porém sua irmã lhe animou dizendo que ele iria gostar daquele pé de laranja lima mais do que ele esperava. 
         Realmente sua irmã tinha razão! O menino descobriu que sua pequena árvore falava, mas apenas com ele.
          Minguinho, seu pé de laranja lima, se transformou em seu melhor amigo, já que de acordo com ele, ninguém de sua família gosta de um diabinho.
          Tudo que acontecia, Zezé contava a Xururuca (que era como ele gostava de chamar sua árvore quando ele a queria muito bem). Até mesmo aquela história em que Zezé tentou pegar morcego no carro mais bonito da cidade: o do Português, Manoel Valadares. Entretanto, nada ocorreu como ele queria, pois o homem descobriu o que acontecera. Naquele dia Zezé apanhou muito do Português na frente de todos, ali nascia um novo inimigo.
         Por incrível que pareça, o Portuga (como o menino gostava de chamá-lo) e Zezé ficaram muito amigos, o homem lhe ensinou o que era ternura, coisa que o pequeno não conhecia.
           Meu pé de Laranja Lima conta a história do menino que aprendeu o que é a verdadeira dor, perdendo seus dois melhores amigos, fazendo-o amadurecer mais do que qualquer um, mesmo apenas com 5 anos. O enredo mostra que nossa família não é apenas aqueles do mesmo sangue mas sim aqueles que te fazem bem, fazem o papel de um família. 

         Opinião: Esta história brasileira tem que sempre ser lembrada, pois traz valores para o resto de nossas vidas. História mais linda que essa, não existe.

Um comentário:

  1. Baixar o Filme - O Meu Pé de Laranja Lima - A pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos - http://mcaf.ee/yj2nw

    ResponderExcluir