terça-feira, 30 de julho de 2013

Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal
J. K. Rowling

         Harry Potter é a história de um menino britânico, órfão, que até os 10 anos de idade desconhecia sua identidade verdadeira, a de um bruxo.
        Após a morte de seus pais, fora deixado à porta da casa de seus tios para ser criado como um menino normal. Porém, eles nunca o trataram como um membro da família.
        Durante os 10 anos que permaneceu na casa, seu tratamento não foi nada familiar. Seus tios trouxas (assim chamado quem não era bruxo de acordo com a história) o trataram com indiferença e desprezo.
        Isso acontecia porque tia Petúnia sabia qual era o sangue que corria nas veias de Potter, o mesmo que causou tanto ciúme durante sua infância com sua irmã Lílian mãe de Harry . Para Petúnia, Lílian sempre fora vista como a mais especial.
         No dia de seu aniversário, 31 de julho, Harry recebeu uma carta, era de Hogwarts. A melhor escola de magia e bruxaria de todas, estava convidando-o para estudar lá!
         Apesar da dificuldade em lê-la, pois seu tio tentava esconder essa verdade a qualquer custo, com a ajuda de Rúbeo, além de ter o melhor aniversário de todos, ainda descobre que tudo que os Dursley lhe contaram sobre seus pais estava errado  e até sobre si mesmo.
        Quando chega na nova escola faz grandes e novos amigos como Rony Weasley e Hermione Granger.
        Hogwarts é uma escola muito diferente. Sua construção é um castelo sombrio mas encantador, cercado de muito verde e um belo lago. O seu interior é cheio de escadarias, que adoram mudar de lugar. Durante o ano, os alunos hospedam-se em 4 torres na escola, sendo elas Lufa-Lufa, Convinal, Sonserina e Grifinória, essa última a de Harry e seus amigos. Essas casas dão nome a 4 times de um esporte que movimenta a escola durante o ano letivo, o quadribol. Esse é um esporte perigoso praticado com 4 bolas e estudantes voando em suas vassouras ( Harry logo é chamado para participar do time).
          Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, a trama se desenvolve quando Harry, Rony e Hermione descobrem uma preciosidade guardada em Hogwarts. Essa pedra foi criada pelo diretor da escola, Alvo Dumbledore e Nicolau Flamel, seu amigo. Ela tem o poder de transformar todo metal em ouro e ainda deixar qualquer pessoa imortal. Flamel e sua esposa já a usam sendo imortais e os meninos suspeitavam de que a Pedra Filosofal seria roubada por um dos professores da escola, Severo Snape. A suspeita se justifica por causa da aparência sempre sisuda e misteriosa desse professor perante os alunos. O oposto de Quirrell, professor simpático e amigável.
         Os três amigos resolvem impedir que a pedra caia em mãos erradas. Nessa missão, eles vivem grandes aventuras, e na última delas descobrem que, o até então querido Quirrell é o responsável por alguns estranhos acontecimentos e até mesmo pelo quase roubo da Pedra Filosofal impedido por Harry que fica frente a frente com seu arqui-inimigo Voldemort, que estando muito fraco, é derrotado pelo pequeno bruxo com a ajuda de Dumbledore.
        O desfecho da história se dá com a vitória da Grifinória na competição de casas de Hogwarts. Essa vitória é reforçada pelo mérito de quatro alunos dedicados, Hermione por sua inteligência, Rony por suas habilidades no xadrez, Harry por sua coragem e Neville Longbottom por tentar proteger seus 3 grandes amigos. Após a entrega dos prêmios, os alunos retornam às suas casas onde passam as férias com suas famílias.  

Personagens:
Harry Potter: menino corajoso, filho de dois ótimos bruxos muito conhecidos. Muito famoso por, mesmo sendo ainda um bebê, ter sobrevivido ao ataque de Voldemort.
Rony Weasley: Cabelos vermelhos, tem muitos irmãos e é pobre, divertido e amigável. Conhece tudo sobre os bruxos por ser filho de dois e ainda ter 5 irmãos mais velhos e uma mais nova.
Hermione Granger: Mesmo sendo filha de dois "trouxas" é a mais inteligente da turma e sabe de tudo. Meio mandona e muito responsável.
Neville Longbottom: Amigo dos três acima, medroso mas bastante amigável.
Alvo Dumbledore: diretor da melhor escola de bruxaria, Hogwarts, muito sábio.
Voldemort: Maior vilão do mundo dos bruxos e muito bom na magia negra.
Prof. Snape: aparentemente sisudo, não interage com os alunos, severo e muito discreto.
Prof. Quirrell: Se mostra gago, amigável e feliz. Mas na verdade é cobaia de Voldemorte, ambicioso e maligno.

Opinião: Este livro é muito bom. Antes de ler Harry Potter, achava que não irira gostar mas seu mistério até o final é muito cativante. Muito bom mesmo, recomendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário